NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Módulo: Nota Fiscal de Saída

Nome: TNFS

Clicar em: Movimentos / Faturamento / Nota Fiscal

Elaboração : Marlúcio






A saída de mercadorias possui uma quantidade maior de campos obrigatórios (A), uma vez que todos são importantes e necessários para informações à Administração Fazendária (AF), relatórios dentro do sistema, como os Livros Fiscais e comissões.


Quase todos os campos são auto-explicativos. Lembre-se de observar na barra de status a descrição de algum campo.


No. Documento: Este campo é gerado automaticamente pelo sistema. Seu valor é sequencial (obtido do módulo Controle Numeração de Documentos de acordo com a sessão que foi informada no campo anterior) e incrementado sempre após o salto deste campo para o próximo (pressionando a tecla ENTER). Portanto, somente inicie uma digitação neste módulo quando for realmente emitir uma nova NF. Quando o registro já foi gravado e o usuário esta consultando ou alterando a NF, este campo não é incrementado.


Mov. Estoque: O valor deste campo inicial é SIM. Dependendo do valor selecionado do campo Operação, o usuário poderá escolher a opção NÃO, para que o estoque não seja movimentado.


Natureza: Este campo sempre que recebe o foco do teclado, o valor padrão é a vista. Se escolher P-Prazo, o próximo campo estará com o Preço de Venda 2 definido e o módulo Contas a Receber estará habilitado. Se escolher V-Vista, o próximo campo estará com o Preço de Venda 1 definido e o movimento de caixa será movimento com um crédito no valor da NF.


PL. Contas: Trata-se do código do plano de contas. Se o cliente implantou o SGI com Integração Contábil, o código aqui será a ligação. Também será útil para relatórios do módulo Movimento de Caixa e relatórios para Centros de Custos.


Cancelada: Este campo somente estará habilitado para os usuários que tiverem sido definidos pelo supervisor no módulo Parâmetros do Sistema.

Toda nota é definida por padrão como NÃO Cancelada. Quando uma nota é definida SIM em Cancelada, o SGI faz um processamento retroativo nos diversos módulos envolvidos:


Ao completar o preenchimento do bloco superior, o SGI apresenta automaticamente a tela de Totais da NF.






A tela acima permite a inclusão de algum campo que se fizer necessário, como frete, seguro, outros encargos financeiros, etc...

Nos campos de descontos, o valor para o cálculo é o de Percentual (%). Se o usuário colocar um valor monetário, este permanece e o campo de percentual é obtido automaticamente (G), portanto não apague o desconto Percentual (%), mesmo quando o desconto foi dado em valor monetário.


Atenção!


Lançando novas NF’s: Ao chegar no campo Desconto Serviços (último campo), o SGI recebe estes valores e continua com o lançamento da NF posicionando no campo Produto no bloco inferior (B).

A qualquer momento antes de imprimir a NF, o usuário poderá efetuar descontos e alterações nesta tela, clicando no botão TOTAIS NF (D).

Para sair desta tela e retornar ao bloco inferior (B), clique no botão VOLTAR (F).

Obs: Sempre antes de imprimir uma NF, verifique os valores nesta tela.

No bloco inferior (B), para cada produto digitado, o sistema gera a base de cálculo, o valor do Icms, isentas, outras, etc. Isso facilitará as consultas caso o usuário queira um detalhamento dos tributos e alíquotas.



IMPRIMINDO NF


Para imprimir a NF, o usuário clica no botão IMPRIMIR NF na parte inferior do módulo.






Numero da Fatura: Será gerado automático pelo sistema pelo módulo de contas a receber.

NF impressa: neste campo é informado se a nota foi impressa ou não

Destino: haverá duas opções: Em Produção (Nota fiscal Valida) em Homologação (nota fiscal para teste).

Frete: neste campo poderá ser escolhido entre, o próprio emissor da nota ou a opção destinatário.

Placa do veículo: do que vai transportar a mercadoria

UF: federação (sigla do estado).

Espécie: descriminar neste campo a espécie de produto, se é, caixa, pacote, rolo, fardo e etc.

Qde: quantidade (produtos).

Peso Liquido: peso (produtos)

Peso Bruto: Pese total do produto a ser transportado.

Marca: Marca dos produtos

No NF: Número da nota fiscal.

Data da saída: dia da saída da mercadoria

Hora da saída: Hora da saída da mercadoria

Seguro: informar neste campo se a mercadoria tem algum tipo de seguro no transporte.


Esta parte sera para simples visualização


Estes campos serão automaticamente preenchidos pelo sistema conforme razão social da empresa e pelo cadastro de fornecedores e transportadores.


OBS: As informações geradas nesta tela não poderão ser alteradas, pois elas são geradas automaticamente. Se for preciso alterar algum campo, o mesmo terá que ser feito no cadastro principal da nota fiscal.





Natureza da operação: neste campo de vera ser informado o tipo de natureza da Tributação, no município ou tributação fora do município, iseinção entre outros.

Cód. Lista de serviço campo deve ser preenchido caso use código de serviço.

Cid. Serviço Prestado campo deve ser preenchido caso use código de serviço

ISS Retido na nota. Dá-se quando é emitido cobrança fiscal, ou seja, nota fiscal contra você ou sua empresa,. quando há destacado na NF o valor do ISS você retém do seu fornecedor. Marque esta opção se tiver ISS retido.